Muitas pessoas se questionam se com toda esta evolução tecnológica e principalmente toda a migração do modelo de marketing tradicional para o marketing digital, se ainda vale a pena investir em email marketing. A resposta é, o email ainda é e continuará sendo uma ferramenta muito eficiente de comunicação assim como sempre foi, e portanto, como forma de comunicação continua sendo um dos braços do marketing digital.

Vamos aos fatos!

Provavelmente você tem um email, talvez dois ou mais. Muito provavelmente você abre pelo menos um deles este todos os dias, e isso comprova a eficiência até aqui.

Recentemente a STATISTA publicou uma pesquisa comprovando que mais de 90% dos adultos com alguma atividade digital tem pelo menos um email, e abre este diariamente:

Estatística de utlilização de emails - Investir em marketing digital

Estatística de utlilização de emails – Investir em marketing digital

Precisamos provar mais alguma coisa quanto ao uso desta ferramenta?

 

Email Marketing ou SPAM?

O email marketing pode ser um tiro no pé quando não utilizado corretamente, principalmente quando confundido com o famoso spam. Certifique-se de que os contatos ao qual você enviará os e-mails são contatos que realmente fizeram o Opt-in (se inscreveram voluntariamnete) na sua base de dados.

E lógico, sempre que você enviar qualquer mensagem aos seus clientes, deixe bem clara a opção de opt-out (opção para se desinscrever da lista). A pior coisa que pode acontecer com o seu email é o seu cliente marcar seu email como SPAM, pois esta marcação sinaliza o email do seu domínio (@suaempresa.com.br) como um domínio que envia propagandas sem autorização prévia. Por isso é importante que a opção de opt-out esteja bem clara e direta.

 

Os envios de email marketing são mensuráveis?

Sim! Todos os envios são mensuráveis, isto é, você consegue visualizar exatamente quantos e-mails foram enviados, quantos chegaram ao destinatário, quantos foram abertos, clicados, e até mesmo em qual produto o cliente clicou, caso seja uma mensagem deste tipo. E o mais importante, você só deve ser cobrado pelos e-mails marketing que chegaram a caixa de entrada do seu cliente com sucesso, certifique-se disso!

Geralmente a análise dos retornos é realizada dentro da própria plataforma de gerenciamento de campanhas, como é o nosso caso: Solicite uma amostra!

Nela você pode configurar para quais contatos será o envio, qual horário, programar campanhas antecipadamente, segmentar as listas, programar email automático para desejar feliz aniversário ao cliente, gerenciar os pagamentos dos envios, etc.

 

 

 

Como conseguir uma base de dados relevante de e-mails

Este é talvez o passo mais importante da sua campanha de email marketing, não cometa o erro de comprar uma base de dados de email na internet, e nem utilize uma base de dados que não seja realmente sua. Este tipo de prática pode manchar a imagem da sua empresa, e com certeza não terá o retorno esperado fazendo com que você se fruste com a sua campanha.

A melhor forma de captar clientes/leads é através de conteúdos gerados por você capazes de engajar seu cliente, despertando interesse neste para que ele te forneça voluntariamente o email. Existem várias formas de captar e-mails: Através de um simples cadastro, um formulário de opt-in no blog/página/facebook da sua empresa, produção de algum conteúdo para download mediante fornecimento de email, vídeos, eventos com seus clientes etc…

Segmentação de lista de e-mails

Esta é uma prática interessante que visa separar a lista de destinatários na tentativa de realizar campanhas mais efetivas, isto é, transformar uma mensagem genérica numa mensagem mais específica para um determinado público alvo.

Por exemplo, se você está realizando uma campanha de vendas de um determinado produto para uma região do país, não faz sentido enviar este email marketing para a base nacional, envie sua mensagem somente a quem realmente interessa.

Para isso é necessário que a sua base seja constantemente alimentada e atualizada, o que demanda certo esforço de sua parte, mas com toda certeza trará ótimos retornos não só para campanhas de e-mail marketing, mas também para que você possa estreitar qualquer forma de contato direto com o seu cliente!

 

 

Utilize o email marketing com moderação, lembrando que o email marketing antes de uma ferramenta para vendas, é uma forma de comunicação para com seu cliente, e não deve ser utilizado único e exclusivamente para vendas, caso contrário sua mensagem pode se tornar obsoleta e perder relevância.