Com o grande avanço tecnológico empresas também procuram acompanhar essas mudanças para melhor se adequar no mercado. Com isso, aderem softwares, como Business Intelligence ou inteligência de negócios, que possam contribuir efetivamente para a empresa.

A inteligência de negócio ou Business Intelligence (BI) é um software capaz de monitorar em tempo real todas as informações da empresa. Essa ferramenta é utilizada por gestores para o gerenciamento da tomada de melhores decisões para a empresa.

Uma das funções mais utilizadas no BI, é com relação a elaboração de gráficos e relatórios de forma frequente, pois isso otimiza o trabalho dos gestores e ainda possui uma maior precisão de informações.

Com inúmeros benefícios que o Business Intelligence proporciona para a empresa, ela se popularizou rapidamente quando foi lançada e hoje é uma ferramenta essencial na gestão de negócios.

 

Benefícios do Business Intelligence

  • Precisão da análise pelo fato de coletar dados de forma condensada;
  • Realiza todos seus procedimentos de forma segura;
  • Identificação de quais clientes geram mais lucros para a empresa;
  • Identificação de possíveis problemas que possam surgir;
  • Identifica o retorno de investimento sobre cada serviço ou produto;
  • Por entender mais o mercado e os clientes, há aumento nas vendas e suas negociações, se for o caso;
  • Identifica novas oportunidades de mercado e permite uma rápida mudança ou adaptação da empresa;
  • Reduz custos da empresa por trabalhar de forma mais ágil e eficiente;
  • O monitoramento de informações relevantes da empresa em seu processo de coleta, permite uma maior integração e centralização, o que facilita o compartilhamento entre pessoas que possuam acesso ao sistema.

Como utilizar no dia a dia

Depois de selecionado um software de Business Intelligence, virá a etapa em que os gestores e analistas responsáveis pela utilização da ferramenta deverão ser capacitados para poder extrair da melhor forma possível os dados que o software coletar.

Ele pode ser utilizado no dia a dia de diversas formas, inclusive para elaboração de gráficos e relatórios a respeito de certos dados e monitoração em tempo real. Isso gera uma grande otimização de tempo para o gestor, que ao invés de se dedicar na elaboração do mesmo pode dedicar seu tempo para outra coisa.

 

Como ele pode ajudar a alavancar sua empresa

 

O Business Intelligence é muito utilizada em grandes empresas, pois eles entendem a sua importância e eficiência como sistema para melhoria em diversos setores.

No entanto, ele também pode e deve ser utilizada por pequenas e médias empresas. Por ajudar na tomada de decisões com base em dados reais, o Business Intelligence ajuda a evitar que escolhas erradas sejam feitas e venham prejudicar a organização.

 

Conclusão – Preciso utilizar o BI?

Toda organização trabalha a todo momento para reduzir seus custos sem reduzir produção, com a inteligência de negócio (Business Intelligence) isso se tornou muito mais simples e barato.

Adquirir um software de Business Intelligence é realmente uma escolha inteligente e que tem seus efeitos de forma que os resultados possam ser vistos em pouco tempo.